
Eu quero começar com uma pergunta.
Você conseguiria reduzir o seu guarda-roupa em até 37 peças?

Eu não conseguiria e por isso adaptei o conceito original de armário cápsula para o meu estilo de vida e criei também o método chamado Roupa modular para ensinar outras mulheres que tem interesse em ter sim um guarda roupas inteligentes, porém que não limitasse a uma quantidade e nem uma paleta de cores toda neutra.
A dica é: não se preocupe com o número de peças, mas sim em ter um armário cápsula que atenda à sua rotina e que faz sentido aos seus hábitos.
Mas, afinal o que é o Armário Cápsula?
Existem diferentes histórias sobre a origem do termo. Em uma das versões, acredita-se que os armários cápsula apareceram em publicações americanas já na década de 1940, como pequenas coleções de roupas projetadas para serem usadas juntas que se harmonizam em cores e linhas.

Susie Faux, proprietária da boutique londrina ‘Wardrobe’, reviveu o termo na década de 1970. Segundo Faux, um armário cápsula é uma coleção de algumas peças de roupa essenciais que não saem de moda, como saias, calças e casacos, que podem ser complementadas com peças sazonais. A estilista americana Donna Karan popularizou a ideia quando, em 1985, lançou uma influente coleção cápsula de sete peças de trabalho intercambiáveis.
Independente da origem do termo, o que sabemos é que hoje não queremos perder tanto tempo assim escolhendo o que vestir, então ter no guarda roupas apenas aquilo que funciona, faz disso um processo + fácil e rápido pra vida corrida que levamos.
Nem tudo são flores, então temos aqui os pontos positivos e negativos do armário cápsula. As vantagens: praticidade, economia de tempo, dinheiro e consumo responsável. Desvantagens: maior repetição das peças e durabilidade, caso você não tenha escolhido bons tecidos, por isso o equilibrio é fundamental.
Como montar um armário cápsula?
“Para quem quer montar um, a ideia seria organizar por estação. Primavera/verão você tem uma cápsula, outono/inverno você tem outra, e você pode aproveitar peças de uma estação para outra.

O clima é sempre uma surpresa no território brasileiro. “Aqui no Brasil, as estações não são muito delimitadas, em outros países, como no hemisfério norte, é mais fácil criar um armário cápsula só para a primavera/verão e outono/inverno. “Neste caso, é interessante pensar em sobreposições na hora de escolher as peças para que sejam versáteis de acordo com a estação do ano.
Lu, mas será que funciona pra mim?
Não existe uma fórmula pronta. “Será que adianta ter um guarda-roupa cápsula que não condiz com seu gosto e rotina? É muito importante colocar em pauta se você trabalha em casa, se viaja muito, o meio de locomoção mais utilizado. Se usar mais transporte público, precisa de um sapato sempre confortável, provavelmente sem salto. Não dá para ter um armário cápsula que não seja condizente com a sua vida real.”
Quais são as peças essenciais?

Uma calça laranja? brincadeiras à parte.Isso pode ser um pouco polêmico, mas não acredito em peças essenciais. Uma orientação é pensar em roupas que você mais gosta. Cada pessoa tem seu estilo pessoal e cada um tem suas peças essenciais. Depende do objetivo do seu armário
Caso a preferência seja por vestidos ou outras peças únicas, é importante pensar na versatilidade deles e no que pode ser usado em conjunto. Dá para mesclar peças clássicas com as mais modernas para explorar a criatividade.
“Se você separar o que realmente usa, muito provavelmente ali você tem uma cápsula
Passo a passo para montar um armário cápsula
1. Separe as peças que mais gosta
O primeiro passo é um mergulho de autoconhecimento: identificar o seu estilo. Para isso, abra o armário e escolha as peças que você mais gosta no seu guarda-roupas.
Ao olhar para elas, o que você vê em comum? Estilos, cores, tecidos, caimentos. Identifique o que as une e que fazem parte de você. Ah, e tudo bem ter mais de um estilo.
2. Entenda sua rotina para montar o seu armário cápsula
Aqui é o momento de identificar o que você precisa no dia a dia. Para isso, trace como é a sua rotina e também seus hobbies. Avalie pontos como:
Você trabalha em casa ou fora?
Pratica esportes?
Gosta de sair para barzinhos, baladas ou churrascos?
Curte museus, teatros e shows?
Vai a muitos eventos sociais que exigem uma roupa mais elegante como casamentos, formaturas e festas de gala (premiações, por exemplo)?
Em eventos sazonais, como carnaval e festas juninas, você curte se vestir a caráter?
Tem algum hobbie como pintura, cerâmica ou algum outro?
Gosta de viajar para lugares com um clima muito diferente da sua cidade?
Além disso, considere também a frequência com que você lava as suas roupas. Afinal, isso é bem importante para considerar em itens que mais usa.
3. Conheça cada peça que tem hoje
Depois de entender o que mais gosta e também o que precisa, é hora de conhecer o que tem no seu guarda-roupas atual. Para isso, tire tudo do armário e experimente cada uma das roupas.
4. Combine roupas do seu armário cápsula
Enquanto você re-conhece e se re-conecta com as suas roupas atuais, aproveite para já experimentar combinações entre elas.
5. Não se esqueça dos acessórios
Os acessórios são um verdadeiro trunfo para ter um armário cápsula com poucas roupas mas muitas variações. É assim que uma simples calça jeans com camiseta pode ser um look básico, com um tênis mais esportivo e brincos simples, ou elegante, com um calçado mais estiloso e um lenço.
Lembre-se: cada armário cápsula é único
Por mais que boas referências no Pinterest e Instagram ajudem, saiba que o seu armário cápsula é diferente de qualquer outra pessoa.
Precisa de ajuda profissional para construir seu Guarda roupas inteligente?

Você já parou para pensar nas consequências de não entender o seu estilo? Quando isso acontece, é comum transmitir uma imagem equivocada por meio de suas roupas, adquirir peças que não combinam com você, gastar dinheiro desnecessariamente e não aproveitar ao máximo as roupas que já possui. Além disso, a falta de identificação com o seu estilo pode afetar negativamente sua autoestima, refletindo diretamente em áreas como trabalho, relacionamentos e qualidade de vida. Conheça o método ROUPA MODULAR, um curso livre de enrolações, que fornece todas as informações necessárias para você se tornar uma mulher confiante e segura com a propria imagem. Clique aqui para conhecer o curso e dar um passo importante rumo ao seu estilo pessoal!
Comments